quarta-feira, 2 de julho de 2008

Saudade

Não é uma semana fácil. Faz quatro anos que faleceu o meu pai. A minha mãe, foi internada na terça feira e embora a sua energia e força de viver seja um indício que tudo vai correr bem, não posso esconder o nervosismo que tenho sentido esta semana. Não é uma coisa muito natural em mim, que encaro estas coisas como fazendo parte da nossa passagem pela terra e as permanentes vicissitudes da vida, não é mais, que um abrir e fechar de portas e tomadas de opcções até ao dia do juízo final. Mas esta semana tenho estado mais vulnerável e apoderou-se de mim um estado de alma, que me fez ter dificuldade em controlar.
A saudade.
Tenho saudades do meu velho. De quando me ia buscar após um dia de trabalho evitando mais uma tareia, que por certo, estaria á minha espera quando chegasse a casa.
De o ver rodopiar na sede do ribatejano ou em qualquer celeiro uma valsa a prémio interminável em que ele invariavelmente ganhava. Tenho saudades dos nossos piqueniques a borda do Tejo, desses domingos maravilhosos passados no salgueiral. Tenho saudades do seu trabalho, digno, laborioso e competente mesmo quando depois de percorrido mais de 13km de bicicleta.
Tenho saudades da sua companhia como jogador da bola e depois como árbitro onde passamos momentos que retenho na memória. Tenho saudades nossos almoços e jantares, onde vinha sempre a baila o Ortigão. Tenho saudades de o ver chorar pouco tempo ante de morrer, pela avó que foi a mulher mais marcante na sua vida. Tenho saudades do pai. Tenho saudades do meu amigo.
Por isso é grande a expectativa em relação á operação da minha mãe. É a única ascendente que me resta e por ser a ultima a atenção e preocupação, é um dever para quem nos deu algo tão precioso que é a vida. Deus há-de ajudar e inspirar os médicos que na sua sabedoria e competência por certo tudo farão para que esteja de volta em pouco tempo. È o meu desejo, é a minha fé, é a minha esperança. Tenho saudades do meu pai mas não quero tão depressa ter saudades da minha mãe.

Sem comentários: